domingo, 28 de março de 2010

Tecnologia da Informação e da Comunicação

A inserção das TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação), no cotidiano escolar deve ser tratada com atenção, requerendo apropriação dos instrumentos, conhecimento de seu potencial, clareza de seu papel, responsabilidade na proposição, participação da comunidade interna e externa a escola e compromisso de todos os envolvidos no processo, na busca de uma educação com qualidade social.
De toda essa perspectiva, no CEI (Centro de Educação infantil) que atuo como gestora não tem sala informatizada e nem acesso a rede de internet, mas com as TIC que temos como recursos (aparelhos de som, TVs, DVDs, filmadora) os professores procuram adequar sua metodologias com o que disponível. As atividades desenvolvidas são prazerosas com a interação sempre da criança. Desenvolve-se no CEI atividades de danças, encenação de teatros através dos filmes infantis ou de contação de historias, representações mímicas, ginástica com musicas, entre outras e tudo isso é sempre registrado, e no final do ano todo esse registro é transformado em DVD com todo o trabalho realizado no decorrente ano e presenteado aos pais. Isso já algo registrado no CEI, pois os pais esperam ansiosos para assistir o DVD.
Portanto, as implantações das novas tecnologias nas unidades escolares são de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, como também servir de suporte pedagógico ao professor desde que ele saiba adequar sua metodologia ao uso das TIC, este é um desafio que requer trabalho colaborativo entre o setor público e o setor produtivo, escola, educadores, alunos, pais e comunidade.
O professor que atua enquanto responsável pela aprendizagem de seus alunos, que elabora seu projeto pedagógico com vistas a respeitar os diferentes estilos e ritmos de trabalho, que se utiliza de forma a promover o trabalho colaborativo em sala de aula, escolha do tema com respectiva problemática a ser investigada, dessa forma não é o professor quem planeja sozinho para os alunos executarem, mas sim, ambos são parceiros na elaboração do trabalho através da cooperação, diálogo, a partilha e a solidariedade.

Dê a sua opinião: Você considera importante a educação infantil estar integarindo com estas tecnologias?

18 comentários:

  1. Sim, pois na rápida globalização em que vivemos, desde cedo as crianças devem integarir com as tecnologias que nos cercam.

    ResponderExcluir
  2. É fundamental o acesso às tecnologias,devido a facilidade que elas possuem no aprimoramento de aproximarmos as crianças de um mundo rápido e acessível para tornarmos a evolução infantil disponível ao conhecimento de vários ângulos da nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importante termos estas tecnologias em nossos CEIs, é uma forma de fazer registros e divulgar aos pais, as filmagens e fotos de seus filhos.
    Mostrando também a sociedade que os CEIs tão bons educadores quanto os colégios particulares que apesar de privados de muitas coisas, ainda assim desenvolvem ótimos trabalhos.
    Fico lisongeada de ter minha mãe como uma das iniciadoras da nova imagem dos CEIs na cidade de Fraiburgo, sendo reconhecida não somente pelos pais, amigos e familiares, mas também pelas coordenadores da Educação Infantil.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, com a globalização rápida em tecnologia, nossas crianças tem que ter acesso a essas aprimorações para poderem crescer no mundo atual.
    Como mãe só tenho coisas boas a falar, adoro o tratamento que meu filho recebe no CEi bela vista.

    ResponderExcluir
  5. Segundo PERRENOUD "As crianças nascem numa cultura em que se clica, e o dever dos professores é inserir-se no universo de seus alunos". Contando com todo o avanço das tecnologias, precisamos desde cedo trabalhar com nossas crianças, para que as mesmas aprendam como utilizar os recursos tecnológicos para a construção do conhecimento. Para que este trabalho ocorra, precisamos de profissionais comprometidos e capacitados para a utilização de todos os recursos midiáticos. Além dos professores, o gestor possui um papel importantíssimo para que haja a inclusão das Tecnologias Educacionais nas práticas pedagógicas, devendo ser o incentivador, estimulador e buscando cada vez mais iniciativas que propiciem a participação dos professores neste processo.

    ResponderExcluir
  6. Meus Parabéns pelo lindo papel que o CEI Bela vista esta fazendo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esta idéia do blog, assim podemos interagir com pofessores e com nossos filhos, ficamos contentes com esta realização, confiamos cada vez mais no trabalho destes profissionais

    ResponderExcluir
  8. Por mais que não se tenha acesso a internet, esses profissionais usam de outros meios para integrar nossos filhos à sociedade atual.

    ResponderExcluir
  9. É muito importante nós educadores estarmos atualizados com relação as tecnologias, podemos fazer a diferença dentro da sala mesmo sem ter acesso a rede, não podemos usar isso como "muleta" e não fazer, hoje usamos o que a Unidade nos dispõe, mas estamos sempre buscando INOVAR.

    ResponderExcluir
  10. Penso que se o professor for dinâmico, ele usará dos recursos tecnológicos existentes no CEI, como:vídeo, TV, som...
    Para criar uma aula agradável com as crianças, e com certeza elas vão ganhar muito com isso.
    Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  11. Pensar em tecnologia vem a mente, a internet, mas as TICs é muito mais do que isso. É qualquer aparelho de uso rápido, que possibilita você registrar, estimular a concentração e a atenção das crianças.
    Obrigado pelo enorme carinho com que cuidam da minha boneca.

    ResponderExcluir
  12. O professor deve se apropriar das tecnologias que existe dentro da sua instituição, em prol dos alunos.
    Parabéns o Blog está lindo.

    ResponderExcluir
  13. A educação infantil requer de professores com muita criatividade, para poporcionar às crianças momentos de pura magia.
    Obrigado pela atenção que vocês tem com os nossos filhos e com nós mesmos.

    ResponderExcluir
  14. Ok professoras.
    Vocês tem que trabalhar com o que tem ao seu dispos, e não somente pensar em tecnologia se referindo em internet.

    ResponderExcluir
  15. Usem as tecnologias a favor da realização de aulas mais dinâmicas e divertidas com as crianças.

    ResponderExcluir
  16. Usem as tecnologias a favor de aulas mais dinâmicas e divertidas com as crianças.

    ResponderExcluir
  17. A escola com o surgimento dessas novas tecnologias não pode isolar a criança do mundo em que vivem, pois é através da interação e da comunicação que a criança cria situações concretas e imaginarias que contribuem para a construção de elementos próprios de seu contexto cultural.
    As crianças que têm acesso às tecnologias, têm uma cultura que não consiste apenas em jogos e brincadeiras, mas também na utilização de meios tecnológicos, os quais lhes proporcionarão desenvolver habilidades e facilidades para resolver problemas e desenvolver projetos educacionais.
    A partir disso, é necessário que pessoas que compõem os setores educacionais saibam explorar esses novos recursos tecnológicos de maneira mais efetiva. Pois para o uso dessas tecnologias não basta apenas saber clicar um botão, é preciso profissionais qualificados e bem preparados para que a interação entre tecnologia e aluno (criança) aconteça com eficiência

    ResponderExcluir
  18. olá Denisia, parabéns pelo blog, está bem interativo, com muitos comentários da comunidade, esta é uma importante ferramenta para nós educadores.
    Temos certeza que cada vez mais os pais estarão contribuindo para o enriquecimento deste trabalho!

    Parabéns à equipe do CEI Bela VIsta!

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente sobre o artigo escrito.