A inserção das TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação), no cotidiano escolar deve ser tratada com atenção, requerendo apropriação dos instrumentos, conhecimento de seu potencial, clareza de seu papel, responsabilidade na proposição, participação da comunidade interna e externa a escola e compromisso de todos os envolvidos no processo, na busca de uma educação com qualidade social.
De toda essa perspectiva, no CEI (Centro de Educação infantil) que atuo como gestora não tem sala informatizada e nem acesso a rede de internet, mas com as TIC que temos como recursos (aparelhos de som, TVs, DVDs, filmadora) os professores procuram adequar sua metodologias com o que disponível. As atividades desenvolvidas são prazerosas com a interação sempre da criança. Desenvolve-se no CEI atividades de danças, encenação de teatros através dos filmes infantis ou de contação de historias, representações mímicas, ginástica com musicas, entre outras e tudo isso é sempre registrado, e no final do ano todo esse registro é transformado em DVD com todo o trabalho realizado no decorrente ano e presenteado aos pais. Isso já algo registrado no CEI, pois os pais esperam ansiosos para assistir o DVD.
Portanto, as implantações das novas tecnologias nas unidades escolares são de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, como também servir de suporte pedagógico ao professor desde que ele saiba adequar sua metodologia ao uso das TIC, este é um desafio que requer trabalho colaborativo entre o setor público e o setor produtivo, escola, educadores, alunos, pais e comunidade.
O professor que atua enquanto responsável pela aprendizagem de seus alunos, que elabora seu projeto pedagógico com vistas a respeitar os diferentes estilos e ritmos de trabalho, que se utiliza de forma a promover o trabalho colaborativo em sala de aula, escolha do tema com respectiva problemática a ser investigada, dessa forma não é o professor quem planeja sozinho para os alunos executarem, mas sim, ambos são parceiros na elaboração do trabalho através da cooperação, diálogo, a partilha e a solidariedade.
Dê a sua opinião: Você considera importante a educação infantil estar integarindo com estas tecnologias?