terça-feira, 27 de julho de 2010

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA DE LEITURA





Contar histórias não é tarefa difícil, o desafio esta em contar histórias em diferentes práticas de leitura, como acontece na vida real. No CEI o contato com a língua materna e as práticas de leitura devem estar presentes no cotidiano das crianças desde bem cedo, já no berçário, devem ser o mais lúdicas, prazerosas e divertidas possível, para que, se desperte nelas o prazer pela leitura e o desenvolvimento da fala.
Longe de ser um modismo, utilizar o avental de histórias pode ser uma estratégia muito útil para variar as práticas em sala, e é um material que já tem sido explorado por vários professores. Por meio da leitura em voz alta e do movimento das ilustrações que acompanham as narrativas, da para mostrar aos pequenos que é possível recontar histórias conhecidas com as próprias palavras e criar novas, que nunca serão contadas da mesma maneira.
O avental estimula a intervenção das crianças, que ficam quase que hipnotizadas com o cenário colorido e com o movimento das personagens, bem próximos e ao alcance de suas mãos. E o melhor de tudo é que todos podem pegar e manipular as personagens, mudando muitas vezes, o desfecho das histórias.
Com a contação de histórias, seja ela realizada pelo uso de aventais, fantoches, livros ou outros materiais, acontecem o despertar da linguagem que é crescente e diariamente observado pelas professoras nos bebês, bem como o seu interesse pelas histórias. É assim, desde a primeira infância e de maneira lúdica, que se formam futuros leitores, autônomos, críticos, pensantes e não com a leitura passiva de histórias contadas e recontadas sempre do mesmo jeito.



Trabalho desenvolvido pelas professoras do berçário I
Parabéns a todas.