terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da Árvore




Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.


E foi com essa reflexão que as professoras do Maternal desenvolveram atividades com as crianças destacando a importância de preservar o meio ambiente como um todo.

Coordenação Motora



BERÇÁRIO II
As professoras do berçário II organizam e elaboram sua praticas pedagógicas de forma que as crianças possam expressar através das atividades a sua imaginação, gestos, desenhos, movimento com o corpo, e o faz-de-conta, a fim de contribuir com o desenvolvimento da criança.
Aqui o objetivo é de propiciar a criança atividades que auxiliem no desenvolvimento da coordenação motora fina.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA é responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo para que assim eles produzam movimentos mais delicados e bem mais específicos que os outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada quando vamos costurar, escrever, recortar algo, acertar um alvo (não importa qual o tamanho) ou até mesmo para digitar; tudo isso é obra da coordenação motora fina.
Você pode também realizar em casa com o seu filho inúmeras brincadeiras para exercitar a coordenação motora dele, basta ser criativa!


Aqui deixamos algumas sugestões:
* Jogos de encaixes;
* Massa de modelar;
* Rasgar papéis;

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

7 DE SETEMBRO






O desfile de 7 de setembro foi um sucesso. As crianças estavam anciosas e muito bonitas. O CEI Bela Vista desfilou com o tema " Linguagem Musical e Expressão Corporal",pois sabe-se que desde bebês, as crianças produzem músicas , por isso, é muito importante que o professor de Educação Infantil ofereça a criança um repertório variado e sons oriundos de diferentes objetos, além de explorar gestos que produzem sons.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta que esse tipo de trabalho garanta a "criança possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também ofereça condições para o desenvolvimento de habilidades e de elaboração de conceitos". Por isso, que os professores que trabalham no CEI Bela Vista e com as mais diversas faixa etária utilizam-se de atividades que envolvam músicas para criar momentos de produção,apreciação e reflexão.
PARABÉNS A TODOS QUE SE ENVOLVERAM PARA QUE ESSE DESFILE FOSSE UM SUCESSO.
DENISIA - DIRETORA.